Após a Nintendo sofrer uma fase crítica com o Virtual Boy, como explicado na primeira parte da timeline, em 1996, ela lançava seu novo console, com o seu controle em formato de M e foco em jogos 3D: Nintendo 64, a competição direta do Playstation e o Saturn. A guerra dos consoles ia muito bem para a Nintendo, sendo que o 64 foi um sucesso de vendas, mesmo com a competição.
O Saturn perdeu força e o N64 com seus clássicos como Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time fizeram aumentar ainda mais a distância entre as duas concorrentes.Porém, o sucesso inesperado do Playstation, que deveria originalmente ter sido parte da Nintendo, porém a mesma decidiu fazer a parceira com a Philips no lugar, o que levou ao console Philips CDi que contava com jogos exclusivos da Nintendo, mas resultou em um grande fracasso, segundo Trusted Reviews.
Devido a grande biblioteca do Playstation e a quantidade de jogos bons, por mais que o Nintendo 64, fosse um sucesso, seus números empataram com o concorrente da Sony.
Fase 5: Nintendo 64 e Game Boy Color
O Nintendo 64 foi uma fase complicada para a Nintendo, mas felizmente o sucesso do Game Boy Color permitiu a empresa conseguir um bom desempenho
O N64 e seu sucesso com Super Mario 64 que vendeu 11,9 milhões de cópias (também devido a vir em conjunto com o console) A Nintendo continuou com o suporte de jogos próprios e de terceiros, que mesmo apesar de não bater a quantidade da Playstation combatiam com excelente qualidade os jogos, além de seus gráficos superiores.
Mas em 1998 a Nintendo lançou o upgrade do original GB, o Game Boy Color, agora com um processador duas vezes mais rápidos, com gráficos coloridos e compatibilidade com os jogos do original, e até mesmo versões de jogos do Nintendinho. Seus novos Pokémons Gold/Silver/Crystal foram um grande sucesso, sendo o terceiro jogo mais vendido do console.
Porém com a chegada do PlayStation 2 a Nintendo precisava de alguma reação. O novo console em 1999 era potente, multimídia e com retrocompatibilidade de todos os jogos do PS1. A resposta levou tempo, mas em 2001, veio.
Fase 6: GameCube e Game Boy Advance
O Gamecube e Game Boy Advanced foram uma fase não muito boa para a Nintendo, e que deu origem as mudanças na geração seguinte
Em dose dupla, a Nintendo trouxe ao mercado o GameCube e Game Boy Advance. O GC, possuía gráficos equiparáveis ao PS2, mesmo que ainda atrás do XBOX. Porém, apesar dos esforços em trazer mais jogos de desenvolvedores terceiros, a Nintendo ainda sofreu em pouca quantidade comparada com a PlayStation. No final, o maior sucesso do GC foi o Super Smash Bros. Melee que não bateu metade do número de vendas do Grand Theft Auto: San Andreas.
Porém, nem tudo estava perdido para a Nintendo. Em conjunto com o GC, o GBA foi lançado, e seu sucesso foi imediato. Capaz de rodar jogos do seu antecessor, com potência gráfica equivalente a um SNES, e excelentes títulos, além de uma biblioteca significativamente extensa, o GBA foi um extremo sucesso. O mercado de portátil continuava com grandes sucessos, e os novos jogos Pokémon Ruby/Sapphire e os Remakes Pokémon Leaf Green/Fire Red venderam 28 milhões de cópias, colocando a Nintendo em uma situação segura, e sem uma grande competição.
Com a chega da Microsoft, e o fracasso do Dreamcast, O mercado dos videogames mostrava que não era mais um nicho inacessível; a competição era dura e que foi capaz de quase causar a falência da SEGA, que foi salva pelo sacrifício de seu presidente Isao Okawa, que doou cerca de 700 milhões de dólares, segundo Celebrity Net Worth.
Com seu principal concorrente saindo do mercado de consoles e se dedicando apenas a jogos, e a preocupação de se estabelecer para a próxima geração, a Nintendo tomou uma decisão que mudou o cenário para a empresa: Nintendo Revolution.
Fase 7: Dual Screen e Wii
Esse foi o momento em que a Nintendo apostou numa estratégia de se separar do público da PlayStation e Xbox, e o sucesso foi imenso com o DS e o Wii
Em 2004, a Nintendo sabendo do incrível sucesso do GBA e com sua mais nova arqui-rival Sony revelando o PlayStation Portable, lançou seu novo portátil: O Nintendo DS. Este portátil possuía muitas novidades para o meio: Duas telas, a de baixo sendo Touchscreen que era acompanhado por uma caneta chamada de stylus, conexão a internet e multiplayer local, além de aplicativos como internet Browser MP3 e video players, inicialmente vendidos em cartuchos, e depois incluídos no serviços de loja digital nas versões atualizadas DSi e DSXL. Além de tudo isso, dependendo da versão, era compatível com cartuchos de GBA.
O DS é até o momento, o console que mais vendeu da Nintendo, e o segundo console mais vendido do mundo, com 154,02 milhões de unidades vendidas, apenas atrás do PlayStation 2. Com uma campanha de marketing focada em mostrar sua versatilidade, apostando em um público mais casual, e também com um catálogo de jogos aproximadamente de 2334 jogos, segundo Moby Games, isso sem contar títulos exclusivos do DSi e retrocompatibilidade do GBA, O DS foi um fenômeno mundial que o portátil da Sony não conseguiu competir.
Além desse incrível sucesso, e o aprendizado do sucesso, a Nintendo lançou em 2006 o seu novo console para casa: o Wii. Esse console teve um sucesso avassalador, principalmente pela versatilidade e possibilidades que os controles com sensores de movimento permitiam. O público casual, e até mesmo que nunca jogaram videogames entraram nesse mundo graças a hits como Wii Sports.
Apesar de algumas críticas ao seu desempenho e potência, o Wii foi um grande sucesso em um público vendendo 101,63 milhões de aparelhos, em um nicho separado dos seus competidores PS3 e XBOX360. Com isso, a Nintendo estabeleceu um novo público inalcançável anteriormente.
Fase 8: 3DS e Wii U
Essa fase for repleta por sucesso com o 3DS e fracasso com o Wii U
Com o sucesso de ambos DS e Wii, a Nintendo estava com seu próprio nicho de mercado, como uma marca forte que percorria um caminho independente da Microsoft e Sony. Seus consoles permitiam uma variedade de jogos e públicos muito maior que o que era oferecido pelas outras empresas, principalmente pelo foco maior em jogos de alto investimento que vendiam muito para os fãs mais dedicados.
Na tentativa de repetir o sucesso, em 2011 o 3DS foi lançado. O console foi muito aclamado, sendo um sucessor para o Nintendo DS com diversos upgrades, sendo especialmente marcado por ter o sistema de 3D estereoscópico sem a necessidade de óculos ou acessórios. Além disso, ele contava com diversos sensores, conectividade à internet, versões digitais de diversos jogos consoles anteriores além de total compatibilidade com jogos de DS.
A maioria dos jogos foram produzidos em 3D e com o efeito usável. Infelizmente o efeito 3D tinha dificuldades de se manter pois necessitava que o portátil fosse segurado em uma posição específica. Além disso, o console tinha uma bateria mais curta, problemas que foram resolvidos com as versões atualizadas do console para 3DS XL que tinha tela e tamanho maior, além da versão 2DS que não tinha o efeito 3D e possuía um design não dobrável.
Posteriormente foram lançados os New 3DS, New 3DS XL e 2DS XL, que possuía além de telas maiores, baterias de longa duração e efeito 3D de melhor qualidade, tinham uma revisão de hardware, que incluia um botão analógioco secundário e melhor desempenho que proporcionou jogos exclusivos para a plataforma. Segundo o site da Nintendo foram vendidos 75,9 milhões de portáteis, em todas as versões, além de 391,9 milhões de jogos.
Enquanto a Nintendo tinha um grande sucesso com os portáteis, sua divisão de consoles sofria com o Wii U. O seu lançamento em 2012 foi conturbado pois apesar do upgrade em hardware e um controle especial que possuía uma tela, o console não foi capaz de competir com a performance do PS4 e Xbox One, além ter tido uma fraca recepção do público que não entendeu o Wii U como um console novo, e sim apenas um acessório para o Wii antigo, como explica o artigo de Slash Gear.
Apesar de jogos muito bem avaliados pela crítica e os fãs que compraram o console estavam satisfeitos com o produto, o console só vendeu 13,5 milhões de unidades, o que era pouco mais do que 10% do que o Wii, seu antecessor, tinha vendido. Felizmente, devido ao sucesso do 3DS a Nintendo pode se estabelecer para organizar seu futuro para o seu novo console que mudaria o cenário da empresa.
Fase 9: Nintendo Switch e NG
O Nintedo Switch trouxe um grandes sucessos e o novo Switch 2 recém anunciado será o sucessor do console
A Nintendo estava em uma situação complicada após o fracasso do Wii U, e o falecimento do seu presidente Satoru Iwata, em 2015. Iwata foi extremamente importante durante seus 13 anos de presidência que levou aos sucessos do Wii e DS, mas enfrentou a turbulência com Wii U. Ele participou nos primeiros estágios de desenvolvimento do Switch, que foi lançado em 2017.
O Switch foi o console que implementou o conceito “dois em um”, ele era um portátil, capaz de ser estacionado em uma base que o ligava a uma TV, podendo então ser usado como um console fixo. Com um hardware mais potente que seu antecessor e ainda acompanhava os novos controles chamados de Joy Cons, que podiam ser usados em conjunto por um jogador, ou separadamente para dois jogadores, permitiam multiplayer local sem a necessidade de comprar um segundo controle.
O sucesso foi enorme. Atualmente o Switch vendeu 141,3 milhões de unidades, sendo o segundo melhor console da Nintendo, e com mais de um bilhão de venda de softwares, sendo o console que mais vendeu jogos da Nintendo. Além de ter uma interface robusta, todas as funções sociais, loja digital, e um novo serviço de internet que inclui emuladores de jogos antigos, o Switch além de oferecer um ótimo catálogo de jogos independentes e clássicos, também possui seus grandes títulos da própria Nintendo.
Com o sucesso, duas novas versões foram lançadas, o Switch Lite, versão que não tem suporte ao modo fixo e os seus controles são parte do chassi, sendo impossível de removê-los, diferente do original, e a versão oLED, com uma tela melhor e uma bateria que dura mais tempo.
A Nintendo, se prepara agora em 2024 para o seu próximo lançamento: o Nintendo NG (codinome para Next Generation). Existem diversos rumores que foram coletados pelo the Verge que explica um pouco mais sobre o novo console. O que se sabe oficialmente, é que a Nintendo irá anunciar mais detalhes do novo console em uma Nintendo Direct de abril de 2025.
Sobre os rumores, existem diversos que falam sobre o hardware possível, que será capaz de rodar jogos em 4k. Alguns dizem que o console possuirá compatibilidade com o Switch para controles e jogos. Se quiser saber mais detalhes sobre o novo console, leia essa nossa matéria aqui que explica tudo sobre as novidades que foram discutidas até o momento.
O ano de 2025 promete novos anúncios da Nintendo que atualmente surfa em uma excelente onda de boas notícias, com ótimas vendas de seus últimos lançamentos como o Remake de Paper Mario e o Remaster de Luigi’s Mansion 2. O futuro segue brilhante para os fãs da Nintendo.