Fábio Celestino
Linux Gaming: Agora é o melhor momento para experimentar?
Com o anúncio do Steam Machine, e a grande compatibilidade para jogos através do Proton, nunca foi tão fácil de jogar em plataformas Linux. Saiba como:
Apesar de não ser o melhor momento para ser PC gamer devido a situação do grande aumento dos preços de memórias, e em especial memória RAM, para quem já tem um PC e quer aproveitar um pouco mais de performance, jogar no linux tem se provado mais rápido, ou pelo menos mais consistente que no Windows 11:
Memória Ram mais cara? Entenda sobre
Windows vs Linux: O que acontece?
Antes de tudo é importante dizer: Windows ainda é a plataforma com maior compatibilidade de jogos e aceita os métodos anti-cheat mais provenientes no mercado dos jogos competitivos. Com isso, alguns jogos ainda não funcionaram nativamente no Linux, em geral, por conta dos desenvolvedores usarem essas soluções incompatíveis com Linux. Com os esforços da lista de compatibilidade de Proton, talvez no futuro mais jogos fiquem disponíveis.
Proton, para quem ainda não conhece, é uma interface de tradução, que permite que jogos desenvolvidos para Windows sejam capazes de rodar no Linux. Essa é a tecnologia usada no Steam Deck para rodar os jogos no SteamOS. Apesar de usar um intermediário para ler o código do jogo, a interface é tão otimizada, que diversos jogos conseguem performances próximas ao próprio Windows, e em alguns casos com melhor consistência e menos travamento.
Isso acontece por que Windows é uma plataforma com muito mais recursos funcionando simultaneamente o que interfere na performance total do PC. No Windows é comum o consumo de memória RAM que pode chegar até 8GB só em uso convencional.
A história é diferente no Linux, que consegue consumir menos recursos e ser mais otimizado para tarefas específicas, e por isso é o queridinho dos desenvolvedores. Apesar da adoção do sistema Linux como principal é baixíssima, com a melhora do desempenho em jogos, é possível que se torne a norma, em especial com o envolvimento da Steam ao trazer o Steam Machine,que funciona 100% em um ambiente Linux.
Interessante, mas qual Linux usar?
Um dos problemas de entrar no ambiente Linux é: Qual versão usar?
Como Linux é uma base open-source, ou seja, um programa que pode ser modificado por qualquer um, cada pessoa cria sua própria versão do OS. Com isso, possui todo tipo de distribuição; algumas focadas mais em segurança, outros em otimização para desenvolvedores, outros até com foco para gaming.
Três opções populares para quem quer jogar no Linux são: O próprio SteamOS, Bazzite e Linux Mint.
No momento, o SteamOS não possui uma versão para usar em PCs oficialmente, sendo que é necessário conseguir uma versão de recuperação para installar no PC. As outras opções podem ser encontrados em seus sites oficiais aqui para Bazzite e para Linux Mint.
O que saber antes de instalar:
Primeiro é importante saber que a compatibilidade de hardware do Linux é mais limitada que Windows; em especial Linux tem melhor desempenho com processadores AMD e GPUs Radeon. Porém, nos últimos anos a diferença tem diminuído.
Outra coisa é que usar o Linux tem uma curva de aprendizado, e terá limitações para quem está acostumado várias funções do Windows ou apps que só a plataforma da Microsoft possui.
Porém, é possível manter ambos os sistemas instalados e só trocar na hora que precisar! Isso se chama dual-boot, e apesar de ser recomendado formatar os computadores antes de realizar, você pode testar o Linux antes mesmo de instalar através disso. Lembrando que bugs e glitches podem fazer os OS pararem de funcionar, e o ideal é usar armazenamento separados para cada Sistema.
A performance em jogos variam: Em geral, atualmente no Linux em hardware moderno é possível ter melhor desempenho no Linux em diversos casos, como em Cyberpunk 2077 e outros jogos modernos. Porém, no caso de jogos mais antigos como GTA V e outros como Overwatch 2 os jogos podem ter desempenhos piores, então isso não é um resultado universal.
Em geral, em videos como Ancient Gameplays pode ser notado que o desempenho, no entanto, nem sempre é melhor. No Linux, drivers e hardware podem ser um problema e grandes variações entre um sistema e outro, devido a sua base de usuário menor e menor interesse público.
Poder jogar usando Linux, e ainda conseguir em algumas situações performances melhores que no Windows é uma novidade incrível, porém Linux é no momento, para entusiastas e pode levar a situações inesperadas.
Fique por dentro das últimas novidades no Compare Games!
Avaliação da Comunidade
O que achou deste conteúdo?
Compartilhar:
Comentários (0)
Categorias: