• Home
  • Blog
  • PS5 atinge 75 milhões de vendas: Retrospectiva do console!

PS5 atinge 75 milhões de vendas: Retrospectiva do console!

Como foram esses 5 anos de vida do PS5? Saiba os principais jogos, características e uma breve retrospectiva do lançamento e acontecimentos desses últimos anos!

Fábio Celestino

Fábio Celestino

PS5 atinge 75 milhões de vendas: Retrospectiva do console!

Em 2020, em meio a uma dura realidade que afetava a vida de todos, lançou o PS5, que segundo o artigo de Games Industry.biz, foi o maior lançamento na história da Playstation, vendendo mais que seu predecessor PlayStation 4, com 2.1 milhões de vendas na primeiras duas semanas.

Porém o lançamento foi repleto de problemas: O console teve problemas de estoque, que acabaram rápido e gerou uma situação em que certos oportunistas compravam vários consoles para revender por preços maiores para quem estava em busca do console. Isso aconteceu desde a pré-venda do console, como explica o artigo da Eurogamer.

Os problemas de estoque só foram resolvidos três anos após o lançamento do console, devido a alta demanda por microprocessadores que estava em falta no mercado. Isso ocorreu em grande parte pelo fato da população mundial estar mais em casa; o atingimento do ápice de sistemas de Blockchain, mineração de criptomoedas e NFT e o início da produção de hardware para IA.

O Console: Hardware e versões!

Imagem mostrando o PS5 Slim à esquerda, PS5 original ao centro e PS5 Pro à direita

As três versões principais do console somadas venderam ao total 75 milhões até o momento!

O PS5 em grande parte é como um computador; usa um processador que lê instruções comuns em computadores PC, sendo criado pela AMD. esse SoC (sistema em um chip) da AMD é formado por um CPU customizado da arquitetura Zen 2 de 8 núcleos, com frequência limite de 3.5 Ghz. 

Além disso, a sua GPU é baseada na arquitetura RDNA 2, possuindo 36 unidades de computação, com frequência máxima de 2.23 Ghz. A  GPU tem suporte também à ray-tracing e técnicas de upscaling.

Além disso, o console possui 16 GB de memória RAM GDDR6 que é compartilhada com o sistema e jogos. Um dos mais chamativos diferenciais do PS5, que foi um dos pontos mais usados em seu marketing é o suporte a SSD, possuindo armazenamento customizado especialmente para o console.  O console também tem suporte a expansão de armazenamento até 8TB através de uma entrada NVMe.

O PS5 lançou com 2 versões: digital sem leitor de discos e com leitor de discos Ultra HD Blu-ray, sendo compatível com discos Blu-ray e DVD. Um fato interessante, é que devido a arquitetura do console ser próximo ao de computadores, existem processadores e placas de vídeos equivalentes ao console para quem tem curiosidade de saber; segundo ao artigo da Eurogamer a GPU da própria AMD para pcs que mais se parece com a do PS5 é a RX 6700. 

Possui apenas menos memória ram (10 GB GDDR6, comparado aos 16 GB, porém esses são compartilhados com o CPU e não exclusivamente só da GPU como no caso dos PCs) e possuir maior banda de memória de 256-bit contra os 160-bit do PC, mas novamente é compartilhada com o CPU.

Além disso, na parte de CPU o mais próximo seria equivalente a um Ryzen 7 3700X, que possui os mesmos 8 núcleos e velocidade de 3.6 Ghz. a comparação não deve ser levada como perfeita, devido a variação de como um computador com sistema operacional funciona em comparação com um console criado especificamente para videogames.

O console teve algumas revisões de hardware, a primeira em 2021, com o peso diminuído do sistema de refrigeramento do console e uma segunda em 2022, no qual usaram outro processador equivalente ao anterior, com maior eficiência, o que ainda permitiu um novo redesign novamente do sistema de refrigeração. Essas duas revisões acabaram por diminuir o peso do console em 600 gramas na primeira versão, e 1kg 200 na segunda.

Uma nova versão foi lançada em 2023, o PlayStation 5 Slim, com dois modelos menores que o PS5 original, novamente com uma versão digital sem disco, que agora pode ser comprado separadamente e colocado no console, e uma outra versão com leitor já incluso. Ambos também incluem 1TB de armazenamento em contrapartida com o original de apenas 667 GB utilizáveis.

Os jogos: Grandes sucessos!

Capa dos jogos Ratchet & Clank Rift Apart à esquerda, Marvel's Spider-man 2 ao centro e Demon's Souls À direita

Ratchet & Clank, Spider-Man 2 e Demon'S Souls são alguns exemplos populares de jogos do PlayStation 5!

O PS5 além de ter sido um grande sucesso de vendas nas suas primeiras semanas, teve diversos jogos que foram grandes sucessos de vendas. O primeiro sucesso foi o remake de Demon’s Souls que foi lançado juntamente com o console, com grande aclamação popular e da crítica, atingindo metascore de 92. Caso queira saber mais sobre esse clássico e sua porta misteriosa, clique aqui!

Além disso, nos anos seguintes lançaram Ratched & Clank: Rift Apart que vendeu aproximadamente 4 milhões de cópias. Final Fantasy XVI - que chegou no Steam no final deste ano, também foi um grande sucesso com 3 milhões de vendas. Porém, até o momento o maior sucesso do PS5 foi o Marvel’s Spider-Man 2 que atingiu 11 milhões de vendas.

Esses são números de vendas divulgados e que devem ser maiores em 2024, e também são específicos de jogos do PS5. Existem diversos outros lançamentos mais recentes e outros que venderam em outras plataformas que até o momento, não possuem seu número de vendas divulgados.

Atualmente um dos jogos mais populares no PS5 tem sido o Monster Hunter: Wilds que bateu recordes de vendas da franquia, e que possui uma melhor performance no PS5 do que até mesmo com outros consoles e PC.

O Futuro: PS VR2, PS5 Pro e próximos jogos?

Imagem com diversas de capas de jogos à esquerda e imagem do PSVR2 à direita

Apesar do PS VR2 estar encerrando suporte, ainda pode ser usado no PC e ainda possui diversos lançamentos a caminho!

O PS VR2 terá ainda diversos jogos novos em 2025, porém a Playstation está cortando a produção e suporte para realidade virtual, e pode não retornar caso não atinja a expectativa de vendas, como explicado pelo FandomWire. Pelo menos, para quem comprou o acessório, poderá usar nos jogos para PC devido ao lançamento de um adaptador para computadores, ainda que os recursos iniciais sejam limitados.

Enquanto isso, o novo PS5 Pro trouxe uma maior performance para o console, atingindo framerates e resoluções maiores que o console original. Pelo preço, acaba se tornando o melhor custo benefício em relação a performance e preço, principalmente considerando para gamers que ainda não possuem um PS5, mesmo comparado a montar um PC gamer, pela alta dos preços de peças para computadores

Além disso, somando as vendas no novo console, como o artigo da IGN explica, a família de consoles PS5 chega aos 75 milhões de vendas no início de 2025

Entretanto, o público não está muito feliz com alguns pontos, como o preço  de 700$ que no Brasil pode chegar a 6 mil reais. Além disso, o console não inclui leitor de discos e nem mesmo o stand, o que gerou muitas discussões. Leia mais os detalhes do PS5 Pro clicando aqui!

Agora com o PS5 Pro, será esperado uma performance melhor para os jogos da plataforma Playstation. Pro futuro, em questão de novos jogos, o  GTA VI em 2025 é atualmente o jogo mais esperado para o console e o futuro final da trilogia Final Fantasy VII tem sido extremamente bem elogiada e trazido bons resultados para a Sony. 

Existem diversos outros jogos anunciados como Pragmata da Capcom, Death Stranding 2 do Kojima Productions e também jogos multi plataformas que estão no aguardo do público, porém com o grande fracasso de Concord do Firewalk Studios, existe um certo receito sobre o futuro jogos da PlayStation.

Categorias:

PlayStation
PS5
Artigos
Fale conosco