Fábio Celestino
No ritmo independente: Conheça esses 5 jogos indies de ritmo!
Já jogou um FPS que usa o ritmo para atirar? Ou um RPG que os inimigos se movem no ritmo da música? Saiba mais sobre esses e outros videogames aqui!
Quando se fala de jogos de ritmo, os primeiros a serem pensados são Dance Dance Revolution e Guitar Hero. Ambos foram grandes sucessos, porém, DDR precisava de um controle em formato de tapete interativo, enquanto o outro um controle em formato de guitarra.
Quando jogos como Just Dance ou Dance Central removeram a necessidade de controles específicos, apostando em sensores de movimento, e principalmente a saturação do mercado de jogos de ritmos com repetitivos e incessáveis jogos do Guitar Hero (e Rock Band também!) esses acabaram perdendo força e mercado, e acabaram caindo em na escuridão.
O artigo de Eurogamer tenta explorar melhor o lado da própria Activision, e sobre o formato do jogo, em que suas versões seguintes adicionavam pouco conteúdo que o público gostaria de consumir, e que existia um limite plausível de músicas possíveis nos jogos, o que acabou inevitavelmente levando ao fim da série.
Mas além dos grandes jogos, existem também os independentes. O sucesso de Friday Night Funkin’ que é baseado em sua comunidade é um bom exemplo de como aproveitar a base de um jogo e expandir indefinidamente, além do movimento cultural demonstrado. Outro caso, o Trump Champ mostra que as vezes uma simples piada pode levar a um grande sucesso!
5 jogos indies que atingiram patamares inesperados
Alguns bons exemplos de gêneros diferentes mas sem deixar o ritmo de lado!
Aqui você vai poder conferir esses cinco jogos independentes, que podem satisfazer sua necessidade em jogar algo com boa música e ritmo! Eles variam desde RPG, FPS, puramente musicais e até possuem suporte para VR. Sem mais delongas, confira cada um desses jogos abaixo:
Spin Rhythm XD
Para quem de DJ Max o Spin Rhythm XD trás o mesmo estilo com novidades!
Dos jogos que estão sendo falados, o Spin Rhythm XD é o mais recente e menos conhecido. Lançado em 2023, o jogo conta com uma interface similar ao jogos de ritmo conhecidos, misturando um pouco de Guitar Hero com um visual meio Just Dance e trilha sonora eletrônica.
O jogo é muito bem avaliado com nota 86 no Metacritic, e para quem conhece DJ MAX uma série japonesa de jogos de ritmo, principalmente para arcades, vai ver grandes inspirações. O jogo conta com pacote de expansões para músicas extras, em formato de DLC.
Um dos pontos mais chamativos do jogo é que ele possui uma versão VR para o PlayStation VR2. Jogos que investem para VR são mais raros, sendo esse o escolhido como representante da categoria.
O site Gamers & Games, recomendou e apontou como jogo tem controles simples, boa trilha sonora, localização em português e que só poderia incluir outros estilos musicais para ter mais variedade de músicas, e claro, jogo totalmente independente, o que impressiona mais ainda no trabalho de licenciamento das músicas para o jogo.
Crypt of the NecroDancer e Cadence of Hyrule
Para quem gosta de roguelike e ritmo NecroDancer não te deixará na mão!
Famoso por misturar dungeon crawler, gênero que dispõe sobre explorar cavernas e derrotar inimigos, com roguelike, ou seja, quando você perde precisa recomeçar do início, Crypt of Necrodancer faz isso enquanto você precisa se preocupar em acertar seus ataques e esquivas no rítmo da música!
Além disso, cada personagem e mapa tem suas particularidades, os inimigos atacam e se movimentam dependendo do tempo da música, e a dificuldade varia dependendo desses fatores. Interessantemente, o criador do jogo, Ryan Clark, em entrevista para Kill Screen, explica que o jogo foi criado com a intenção de “fazer um jogo roguelike que seja mais justo” e para evitar mortes em que você sinta que você não tinha alternativas em opções.
Mas além da importância em unir gêneros, Crypt of the NecroDancer realizou um dos sonhos de diversas empresas: trabalhar com a Nintendo. Em 2019, em parceria com a Nintendo foi criado o Crypt of the NecroDancer: Cadence of Hyrule, que diferente do original, segue um progresso mais próximo de um jogo da Zelda, porém com a dificuldade e ritmos do jogo original, sendo um efetivo crossover das duas séries, incluindo personagens de ambas.
A lendária franquia Zelda no ritmo dos independentes!
O que é impressionante sobre isso, é que raramente a Nintendo permite terceiros, e em especial, grupos indies, de trabalharem em jogos com seus personagens. Portanto, como comenta o artigo de Inverse “Enquanto a Nintendo permite certa experimentação com seus amados personagens e franquias, Cadence of Hyrule ainda se destaca por ser desenvolvido totalmente fora da Nintendo e levando The Legend of Zelda em um gênero completamente diferente.
BPM: Bullets per Minute
Não perca o ritmo dos seus tiros nesse FPS roguelite
Para mais fãs de roguelike, fps e ritmo, Bullets per Minute trás uma mistura interessante. O jogo depende de acertar o ritmo para atirar e recarregar as armas, com trilha sonora de qualidade. O jogo possui avaliação “Strong” pela Opencritic com boas críticas sobre o jogo.
O interessante desse jogo é que sua estrutura são de níveis com várias salas, que imitam um pouco jogos como Doom só que com habilidades, gameplay e evoluções únicas para cada personagem. O jogo é subdividido em mapas, que cada um conta com suas diferentes salas com o objetivo de derrotar o chefe.
Naturalmente, esse jogo foi comparado várias vezes com Metal: Hellsinger porém, possuem estruturas bem diferentes: BPM é um roguelike que o ritmo é crucial paraa jogabilidade, enquanto Hellsinger é um jogo linear com foco em história, e menos preocupado com a precisão rítmica.
Esse jogo é um exemplo criativo do uso de ritmo para uma experiência em fps. Porém, não é um jogo fácil e pode ser frustrante devido aos componentes de aleatoriedade comuns a roguelike. Se você tem interesse por ler mais sobre jogos FPS variados, clique aqui para ler nosso artigo sobre 51 anos de FPS!
Trombone Champ
Esse é para quem tem um senso de humor peculiar
O conceito é simples: basta acertar as notas das músicas, a lá estilo Guitar Hero, só que com um trombone. O problema é que o trombone não é o instrumento mais fácil de controlar, ainda mais quando os controles são propositalmente sensíveis.
Esse é Trombone Champ um simples jogo de tocar trompete, que pelo fato de soar engraçado e não se levar muito a sério, suas vendas foram tão relevantes que ainda esse ano lançará uma versão para PS VR2, segundo o site meuplaystation.
Trombone Champ ficou popular pelos Youtubers e Streamers da plataforma twitch.tv devido a suas características engraçadas e acabou por se tornar um sucesso viral. Devido a suas brincadeiras com babuínos, a inclusão de diversas músicas originais e também o suporte a modificações foi um tremendo sucesso.
A premissa simples de diversão e que acaba sendo educativa sobre o “Babuíno dos instrumentos”, existe um modo especial em que diversos cards de trombonistas com frases e nomes e um resumo de suas histórias, contando mais sobre o instrumento e seus precursores.
Friday Night Funkin’
O sucesso explosivo que possui milhares de modificações pelos fãs
Provavelmente o jogo viral, e também o mais conhecido atualmente dos indies citados Friday Night Funkin’ é um projeto nascido no site de jogos online NewGrounds, esse que possui um status lendário de uma das principais plataformas de jogos flash/onlines, e que se tornou uma grande febre em pouco tempo.
Lançado em 2020, é um jogo de ritmo que usa setas como a de jogos tipo Dance Dance Revolution para acertar o ritmo durante a música. Nesse jogo o objetivo é terminar a música melhor que seu oponente, um desafiador em uma “batalha de rap” (que na verdade é só grunhidos e sons digitais) para finalmente poder passar mais tempo com a sua namorada.
O jogo é um demo gratuito e pode ser jogado no site itch.io, na página do criador Ninja Muffin 24. O objetivo dos desenvolvedores foi criar um Kickstarter para realizar uma versão completa. O jogo pode ser baixado e existem sites movidos pela comunidade com diversas modificações que adicionam muito conteúdo extra.
Atualmente, o sucesso do jogo é grande devido a uma comunidade especializada em mods que adiciona várias temáticas, incluindo músicas e personagens de diversos outros jogos, de maneira extra oficial. Atualmente o jogo está em desenvolvimento após 4 anos do lançamento da demo, e promete uma versão completa, com mais 60 músicas novas e muito mais conteúdo.
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