• Home
  • Blog
  • Streamer Bait: Jogos feito sob medida para jogar ao vivo!

Streamer Bait: Jogos feito sob medida para jogar ao vivo!

Seja por incentivar momentos engraçados ou assustadores, estes jogos sempre chamaram a atenção não apenas dos gamers, mas também de vários criadores de conteúdo.

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Imagem de fundo do produto Streamer Bait: Jogos feito sob medida para jogar ao vivo!Imagem de fundo do produto Streamer Bait: Jogos feito sob medida para jogar ao vivo!

Existe gosto para tudo, até para videogames, é claro. Mas esta lista de jogos que reunimos possui um elemento em comum: Eles foram feitos para, acima de tudo, atraírem atenção fácil em plataformas como o Twitch, o Kick ou o próprio YouTube.

Chamados de “Streamer Bait”, Isca de Streamer, estes jogos foram feitos para prender a atenção de quem joga e também de quem assiste, não importa como. Pode ser por uma jogabilidade viciante, uma história cativante... ou simplesmente uma fobia obscura de quem joga. Por uns inscritos a mais, o céu é o limite!

 

Streamers e Simuladores: Amigos inseparáveis!

Imagem da notícia Simuladores:  As diversas faces desse gênero de jogos!

Simuladores: As diversas faces desse gênero de jogos!

Se hoje em dia existem jogos feitos para ganharem popularidade entre os criadores de conteúdo, nos primeiros anos de gameplays ao vivo, os jogos mais famosos entre a comunidade eram os simuladores, especialmente os que lhe colocam na função de um profissional. 

Foi neste cenário que Surgeon Simulator brilhou como nunca na internet. Sua existência causou um dos maiores fenômenos da década de 2010, quando muitos dos YouTubers mais populares da época deixaram jorrar litros de sangue ao tentarem controlar seus próprios dedos.

Imagem do produto Goat Simulator - PS4

Goat Simulator - PS4

Nesta mesma época, surge Goat Simulator, satirizando a onda de simuladores nas mais diversas áreas de atuação que proliferavam no período, surfando na onda de sucessos como Farming Simulator e derivados. Assim como o simulador de cirurgia, o simulador de bode atraiu todas as atenções quando criadores de conteúdo de todo o mundo exploraram o mundo maluco do jogo.

Siga o Líder: Jogos populares que inspiraram outros jogos populares

Capa de Among Us, Fall Guys, Only Up! e Lethal Company

Esses quatro grandes sucessos acabaram por se inspirando, ou sendo inspirado em outros jogos parecidos.

Quando se menciona jogos que se tornaram grandes Streamer Baits nos últimos anos, podemos destacar alguns que, em meio à multidão, conseguiram se tornar queridos dos games. E dos Streamers: Among Us, Fall Guys, Only Up!Lethal Company.

 

FALL GUYS: BATTLE ROYALE PARA QUEM NÃO CURTE BATTLE ROYALE

Capa de Fall Guys à esquerda e imagem do jogo à direita

O Battle Royale inspirados por programas de TV

Atraindo atenção de jogadores que comparam seu ritmo frenético as antigas corridas de obstáculos vistas em programas de TV como Olimpíadas do Faustão, Fall Guys: Ultimate Knockout foi lançado em 2020, durante uma tempestade perfeita.

 Em meio à tragédia e ao isolamento que foram os primeiros meses de pandemia de COVID-19, o jogo foi lançado em meio a enxurrada de youtubers e streamers que passavam seus dias em casa, sem muito o que fazer.

O jogo se tornou um dos maiores fenômenos de 2020, com milhares de jogadores se digladiando com apenas um objetivo: Tornar-se o rei da montanha, superando todos os obstáculos e oponentes.  

Naturalmente, o jogo, inicialmente da Devolver Digital, chamou a atenção da gigante Epic Games, que comprou os direitos sobre o jogo e o colocou de graça em todas as plataformas da última geração.

Among Us: Popularidade, mesmo que tardia

Capa de Among Us à esquerda e imagem do jogo ao fundo

É preciso ser um desenvolvedor muito sortudo (ou azarado) para ver um jogo seu se tornar um fenômeno de vendas somente dois anos após seu lançamento.

  Foi o que ocorreu em 2020 com Among Us, um jogo que originalmente havia sido lançado sem nenhuma pompa em 2018.

 O jogo, onde você precisa desvendar quem é o impostor em meio aos seus colegas de profissão dentro de uma espaçonave, tem como um grande diferencial promover discussões acaloradas entre os que acusam e os que se defendem, uma vez que todos precisam votar em quem será expulso da nave. Manter um bom diálogo com os colegas (e no caso do impostor, manter as aparências) é a chave para a vitória.

Repentinamente, o jogo estava na lista dos mais baixados para iOS, Android e em plataformas como a Steam. Milhões de jogadores ao redor do mundo ficaram fascinados com a mecânica anárquica que o jogo fornecia, com diálogos acalorados surgindo, especialmente entre aqueles que jogavam com ferramentas de bate-papo como o Discord.

O jogo tornou-se um fenômeno pop da nova década, com memes, merchans e até uma VR sendo lançados nos últimos anos. Mesmo que a onda tenha passado, o jogo continua popular como nunca.

 

Only Up!: Quanto Maior o salto, maior a queda

Capa de Only Up! à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Este jogo tinha tudo para ter um lugar mais que especial entre os que mencionamos, se não fosse uma controvérsia que o colocou em um limbo inescapável.

Only Up! coloca você no controle de um jovem garoto, que escapa de um ferro velho se movendo por obstáculos sem fim, com apenas uma direção: para cima.

Mesclando mecânicas de jogos em primeira e terceira pessoa, além de conter elementos de parkour, o jogo atraiu não somente a atenção do público, mas também comparações a outro jogo que, embora visualmente diferente, tinha premissa similar: Getting Over It with Bennett Foddy também coloca você no controle de um homem que precisa subir por pilhas e pilhas de obstáculos apenas com a ajuda de uma marreta, em um ambiente 2D.

 Mas os burburinhos sobre o jogo não pararam por aí.

 Logo foi descoberto que havia diversos desenhos de um NFT chamado Goblintown espalhados pelo jogoA Steam proíbe a promoção de NFTs em sua plataforma.

Além disso, foi descoberto que um elemento do jogo foram copiados sem autorização, com o criador original trazendo evidências do plagio. O estúdio responsável, SCKR Games, removeu o jogo da Steam em 2023, com seu desenvolvedor alegando estresse acerca das controvérsias. Em seu lugar, diversos jogos tentaram copiar a fórmula, mas nenhum sem a mesma graça de Only Up!.

Lethal Company: A arte de tomar susto por views

Imagem de Lethal Company ao fundo e capa do jogo à esquerda

Jogos Survival Horror sempre tiveram lugar reservado entre os streamers e youtubers de maior sucesso na internet. Lethal Company conseguiu não apenas cativar os fãs do gênero, mas também os fãs de jogos multiplayer cooperativos.

 Lançado em 2023 por um desenvolvedor que se identifica apenas como Zeekerss, o jogo rapidamente tomou conta das principais plataformas de streaming por mesclar com bom humor o horror do espaço com o esforço colaborativo de um grupo de astronautas, além de uma pitada de crítica social à ambientes insalubres de trabalho.

No jogo você deve explorar indústrias abandonadas de outros planetas, enquanto bichos assustadores estão à solta. Agora, ter de realizar estas tarefas ao lado de seus amigos, tentando fazer seu trabalho da melhor forma possível enquanto tenta desesperadamente não morrer no processo, certamente fez com que muitos criadores de conteúdo conseguissem mais e mais seguidores em seus canais.

A melhor parte do jogo, para que não está jogando, é justamente ouvir os clamores desesperados por socorro dos streamers e seus amigos, enquanto eles somem um por um, seja por cair de alguma plataforma, ser comido por algum alien que surgiu repentinamente... ou simplesmente por não ter atingido a cota do dia.

Enquanto Houver Streaming, haverá jogos!

Capa de Five Nights at Freedy's à esquerda e imagem do jogo à direita

FNAF se tornou um sucesso instantâneo e reconsolidou os jogos que fizeram sucessos gigantescos com os criadores de conteúdo

Todo o universo de criação de conteúdo ao redor do streaming somente cresce, ano após ano. Naturalmente, haverá sempre, em um momento ou outro, jogos feitos para atrair a atenção deste público.

Isto não somente ajuda a criar toda uma reputação acerca do jogo, que pode muito bem se tornar popular para além dos streamers, como também dar ao estúdio responsável mais dinheiro e recursos para o desenvolvimento de mais jogos.

Basta ver o sucesso de mais um destes jogos, que inicialmente streamer bait, tornou-se um dos jogos mais bem sucedidos de todos os tempos, devido a toda a exposição do jogo por inúmeros canais do YouTube e do Twitch: 

Imagem do produto Five Nights at Freddy's - Xbox e PC

Five Nights at Freddy's - Xbox e PC

FNAF, como é popularmente chamado, passou de um mero jogo independente de terror para uma verdadeira árvore de dinheiro para seu criador, Scott Cawthon, que não somente criou sequências e spin-offs para o jogo, como também vendeu os direitos do jogo para editoras de livros e produtoras de cinema.

Isso sem contar todo o fenômeno da cultura pop acerca da franquia, com memes, fanfics, fangames e cosplays sobre os macabros personagens, moradores do Freddy Fazbear's Pizza.

Dois jogos lançados este ano se destacam entre os streamers mundo afora: Peak e R.E.P.O

Capa de PEAK à esquerda e imagem do jogo ao fundo

O mais novo sucesso que está tomando as plataformas de lives!

Talvez bebendo da mesma fonte que tornou Only Up! um sucesso (ao menos até descobrirem as maracutaias por trás de seu desenvolvimento), PEAK, lançado para PC em junho deste ano, promove um verdadeiro teste de sobrevivência aos jogadores, que precisam juntos escalar uma grande montanha. O cume muda diariamente, portanto nenhuma experiência é a mesma.

Entretanto, os desafios de não morrer por algum piso em falso, ou simplesmente por falta de trabalho em equipe dos jogadores, é o que fazem deste jogo um dos favoritos em lives por toda a internet. No fim das contas, é muito fácil gritar de frustração junto com seu streamer favorito enquanto ele rola montanha abaixo, rumo a morte certa.

O resultado foi seu grande sucesso, com impressionantes 5 milhões de cópias em menos de um mês.

Capa de R.E.P.O. à esquerda e imagem do jogo ao fundo

R.E.P.O trouxe vários elementos de Lethal Company e se tornou outro grande sucesso

Já R.E.P.O. foi lançado em fevereiro de 2025 e rapidamente tornou-se uma grande sensação entre os fãs de jogos de terror. Com elementos roguelike, ambientação que lembra Five Nights At Freddy's e mecânicas cooperativas similares a Lethal Company, o jogo utiliza-se da física para deixar os jogadores sempre em risco máximo de causarem grandes desastres. Você deve, junto aos seus colegas, coletar objetos sensíveis e valiosos, ao mesmo tempo que você precisa evitar que estes quebrem. Em meio a este caos, monstros podem acatar você e sua equipe, jogando ainda mais lenha na fogueira.

Durante semanas após seu lançamento, R.E.P.O. esteve presente nos rankings dos jogos mais vendidos da Steam, e mesmo meses após seu lançamento, muitos jogadores ainda continuam firme e forte, tentando ao máximo deixar tudo inteiro do início ao fim.

 É válido lembrar também de outros fenômenos do gênero como Hello Neighbour, Signal Simulator, Voices of the Void, Dream Daddy: A Dad Dating SimulatorPhasmophobia. Se seu streamer favorito não jogou nenhum desses, ou é porque desconhece ou é porque não entende muito bem de jogos.

Categorias:

PlayStation
PC
Nintendo
Xbox
Mobile
Artigos

Fique por dentro:
novidades direto no seu e-mail.